História

A História de um dos maiores acontecimentos religioso do ES

A Encenação na Comunidade São Paulo teve início no ano de 1977, com iniciativa  de Francisco Bazoni, Geraldo Bazoni, João Sabaine, Everaldo Alvarenga, Odeia Bazoni, Laurides Zanoteli dentre outras pessoas. A peça era realizada em um palco de madeira improvisado ao lado da igreja onde somente algumas pessoas da comunidade local participavam, encenando somente algumas cenas do nascimento, paixão e crucificação de Jesus Cristo, para um público de aproximadamente 500 pessoas.

No ano de 1978 a apresentação foi realizada no local do atual cenário, um pequeno morro localizado em frente à igreja, porém ainda em um palco de madeira montado especialmente para a peça. Em 1979 decidiu-se então montar um cenário no chão, tendo em vista a excelente topografia que o local proporcionava. Foi construído então um pequeno cenário no próprio morro, utilizando-se de madeira para fazer paredes e outros detalhes para apresentação.

Com o passar dos anos a Encenação  foi ganhando força e atraindo cada vez mais público. O espaço do cenário  foi aumentando, novas cenas foram sendo incluídas e  foram edificadas varias construções de alvenaria para dar mais realidade às cenas. Atualmente o espaço do cenário onde é realizada a peça é de aproximadamente 1.400 m², e são apresentadas 58 cenas, com início na anunciação do nascimento de Jesus, mostrando sua vida pública, paixão, morte e ressurreição. Todas as falas são ao vivo, não existe dublagem de voz, dando mais realidade e vida às cenas. Cerca de 450 atores apresentam a peça, além de aproximadamente 200 pessoas envolvidas nos bastidores, entre camarim, técnicos de som, estacionamento e segurança.

Assim a encenação na Comunidade São Paulo em Rio Bananal se tornou uma das maiores e mais tradicionais do Espírito Santo, atraindo um público em torno de 13 mil pessoas todos os anos, estas vindo de todo o estado e também de estados vizinhos como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Uma apresentação realizada em sua totalidade por pessoas amadoras, lavradores, autônomos e profissionais de outras áreas, mas que realizam tudo com muito empenho, dedicação e amor emocionando e encantando todos os anos milhares de pessoas.

Um comentário sobre “História

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>